UEPA - Universidade do Estado do Pará
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Coordenação de Engenharia Ambiental e Sanitária

Apresentação

O Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará – UEPA teve o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, através da Resolução Nº. 366 de 20 de setembro de 2001, e, no âmbito da Instituição, pela Resolução CONSUN Nº. 243/98, de 22 de setembro de 1998.
No ano de 2016, o desenho curricular foi alterado, cuja proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da UEPA foi regida conforme o estabelecido na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia; aos ditames da Resolução n° 447, de 22 de setembro de 2000, Resolução n° 1.010 de 22 de agosto de 2005 e da Resolução n° 1.016, de 25 de agosto de 2006 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que dispõe sobre o registro profissional do engenheiro ambiental e discrimina suas atividades profissionais, e sobre o consenso havido, em Encontros do Fórum de Coordenadores de Cursos de Engenharia Ambiental, que trata da consolidação da graduação e da pósgraduação em Engenharia Ambiental, em nível nacional.
A partir do descrito acima, e, após a avaliação do PPC pelas instâncias necessárias, foi aprovada a nova matriz curricular do curso de Engenharia Ambiental, desenho 286, a qual substituiu o desenho 45, sendo publicada a sua aprovação por meio dos seguintes instrumentos: Resolução n
031/16-GABCCNT, de 27 de junho de 2016 e Resolução no 2994/16-CONSUN, de 14 de julho de 2016.
Para que a implantação do desenho novo (286) ocorresse, o NDE decidiu consultar os discentes para, de forma democrática decidirem se gostariam de realizar a adaptação curricular e obter a graduação com a nova matriz ou permanecer no desenho 45, que desta forma, deixaria o desenho novo apenas para os calouros em 2018. Após a consulta a maioria absoluta dos discentes optaram pela adaptação curricular, a qual foi realizada da seguinte forma: as turmas 2015, 2016 e 2017 passaram pela adaptação curricular, as turmas de 2014 permaneceram no desenho 45. No que refere aos calouros de 2018, os mesmos já ingressaram no desenho 286.
Após a implantação do desenho 286 e avaliação pelo NDE da adaptação curricular surgiu a discussão de mudança da titulação do curso Engenharia Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária, que integra o grupo ou categoria das engenharias, em virtude das observações efetuadas no mercado de trabalho visto que este último tem mais atribuições que o anterior, além de ser esta uma tendência que ocorreu em outras universidades brasileiras que tornaram o curso de engenharia ambiental em engenharia ambiental e sanitária, tendo-se ainda a percepção de que os discentes do curso de engenharia ambiental da UEPA já almejarem por esta adaptação.
As resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) que discrimina as atividades do engenheiro ambiental e engenheiro sanitaristas são, respectivamente, Resolução n
o 447, de 22 de setembro de 2000 e Resolução no 310, de 23 de julho de 1986, nas quais pode se constatar que esta última tem uma abrangência maior das atividades próprias das engenharias, permitindo a este profissional a competência das atribuições das atividades 15 a 18 do
art. 1
o da Resolução no 218, de 29 de junho de 1973 que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia. Quando o aluno se forma no curso de engenharia ambiental e sanitária ofertados no país, os mesmos tem a atribuição descrita na Resolução no 310, de 23 de julho de 1986, que também engloba as atividades da engenharia ambiental.
Para esta nova proposta de mudança do título do curso foi realizada assembleia com os estudantes em todos os campi onde a UEPA oferta o curso e a maioria absoluta optou pela alteração do curso de engenharia ambiental para engenharia ambiental e sanitária, e, desta forma, expandir as opções profissionais quando ingressarem no mercado de trabalho.
Neste documento constam as alterações que se fizeram pertinentes no nome, na estrutura e na organização do Curso, e que neste momento é submetido à aprovação do Conselho Universitário, para sua implantação a partir de 2020, tudo devidamente respaldado pelas aprovações no Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e no Colegiado do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia.
Sobre a re-estruturação curricular, em proposição neste projeto, é intento manter os objetivos traçados inicialmente pelo projeto anterior, entretanto promover uma atualização das temáticas abordadas sem contrariar o perfil e as habilidades para o Engenheiro Ambiental e Sanitarista 
que a UEPA quer formar em consonância com as legislações e normatizações pertinentes a formação do engenheiro e mais precisamente do engenheiro ambiental e sanitarista. O Projeto em questão está adequado às condições físicas atuais sob as quais o Curso está sendo desenvolvido, e visa, imprimir maior qualidade aos serviços oferecidos pelo Curso, bem como à consolidação do Engenheiro Ambiental e Sanitarista respeitando as características regionais onde se insere.
A Matriz Curricular do Curso, ora apresentada, é fruto de ajustes realizados, que consistiram na continuação de todas as disciplinas de cunho ambiental e acréscimo e adaptação de disciplinas na área de saneamento para possibilitar ao futuro engenheiro a formação necessária para a elaboração de projetos básicos e executivos, operação de sistemas, elaboração de desenhos técnicos, acompanhamento de obras e gestão de projetos. Tais ajustes foram processados em estrita observância aos preceitos das normas específicas que estabelecem os conteúdos curriculares mínimos para essa modalidade de Engenharia e já buscando atender a Resolução CES/CNE 2 de 24 de abril de 2019 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
Neste sentido, a proposta de atualização busca proporcionar uma formação profissional sólida, conjugada com o senso crítico-criativo, comprometida com a realidade sociocultural e política.
Diante de uma realidade dinâmica, com mudança constante na relação homem-meio ambiente o Engenheiro Ambiental e Sanitarista necessita estar preparado para enfrentar os novos desafios da sociedade contemporânea, para tanto, o compromisso com a formação e a atualização profissional passam a ser também um compromisso das Instituições de Ensino engajadas na responsabilidade de oferta de cursos atuais e que venham a formar profissionais aptos ao atendimento das demandas da sociedade, adotando perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, buscando pesquisar, desenvolver e adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora.

 

Turnos em Belém: Manhã e Tarde.

Turnos em Castanhal: Manhã e Tarde.

Turnos em Altamira: Manhã e Tarde.

Turnos em Paragominas: Manhã e Tarde.

Turnos em Marabá: Manhã e Tarde.

 

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).

Carga Horária

  • Núcleo de Conteúdos Básicos – 1600 horas.
  • Núcleo Profissional Essencial  1520 horas.
  • Núcleo Profissional Específico – 840 horas.
  • Estágio Supervisionado – 192 horas;
  • Atividades Complementares – 160 horas;
  • Disciplinas Optativas – 160 horas;
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 80 horas.

Da carga horária total do curso,  4552 horas.

 

 

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).

Corpo Docente

                Nome  Titulação

     Atual

                   Dados de Formação
Ana Karina Moreyra Salcedo Doutora Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Mestrado em Ecologia

Doutorado em Ecologia

Antônio Pereira Junior Mestre Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental

Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Águas

Mestre em Ciências Ambientais

Aline Souza Sardinha Mestre Graduação em Engenharia Sanitária

Mestrado em Ciências: Geologia

Andréa Fagundes Ferreira Chaves Doutora Graduação em Engenharia Sanitária

Especialização em Gestão Ambiental

Mestrado em Engenharia Civil

Doutorado em Gestão.

Ana Júlia Soares da Slva Barbosa Mestre Graduação em Engenharia Sanitária

Mestrado em Engenharia Civil

Carlos José Capela Bispo Mestre Graduação em Agronomia

Especialização em Ciências Econômicas

Mestre em Ciências ambientais

Denise Cristina Torres Costa Mestre Graduação em Agronomia

Especialização em Botânica Tropical

Mestrado em Biologia Vegetal Tropical

Éder Silva de Oliveira Mestre Graduação em Geologia

Especialização em Sensoriamento Remoto

Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais

Eliane de Castro Coutinho Doutora Graduação em Meteorologia

Especialização em Meteorologia Tropical Hidrometeorologia

Especialização em Educação Em Saúde Pública

Mestrado em Meteorologia

Doutorado em Ciências Ambientais

Glauber Epifanio Loureiro Mestre Graduação em Engenharia Ambiental

Mestrado em Engenharia Civil.

Gleicy Karen Abdon Alves Paes Mestre Graduação em Engenharia Civil

Mestre em Engenharia de Transportes

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho

Mestrado em Engenharia de Transportes

Gundisalvo Piratoba Morales Doutor Graduação em Licenciatura Química

Mestrado em geoquímica Ambiental

Doutorado em geoquímica Ambiental

Gleidson Marques Pereira Mestre Graduação em Engenheiro Agrônomo.

Mestrado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas

Hebe Simone Souza Ripardo Doutora Graduação em Engenharia Sanitária

Especialização em Hidrogeologia

Mestrado em Geologia e Geoquímica

Hebe Morganne Campos Ribeiro Doutora Graduação em Licenciatura em Química

Especialização em Geoquímica Ambiental

Mestrado em Geoquímica Ambiental – Hidrogeoquímica

Doutorado em Eng. Elétrica.

José Antônio de Castro Silva Mestre Graduação em Engenharia Mecânica

Especialização em Engenharia de Segurança do trabalho

Mestrado em Eng. Mecânica

Lucy Anne Cardoso Lobão Gutierrez Doutora Graduação em Engenharia Sanitária

Especialização em Hidrogeologia

Mestrado em Engenharia Civil

Doutorado em Geologia e Geoquímica

Octávio C. Dourado Júnior Doutor Graduação em Eng. Civil

Bacharel em direito

Mestrado em Eng Hidráulica

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

Rodolfo Pereira Brito

 

 

 

Doutor

 

Graduação em Engenharia Ambiental

Especialização em Direito Ambiental e Políticas Públicas

Especialização em Gerenciamento Ambiental

Especialização em Plan. e Gestão do Desenvolvimento Regional

Mestrado em Ciências Ambientais

Doutorado em Engenharia do Ambiente.

Samantha Nahon Bittencourt Doutora Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Especialização em Sociologia Urbana

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.

Doutorado em Arquitetura.

Sandro Antônio José de Mesquita Mestre Graduação em Engenharia florestal

Especialização em Inovação Tecnológica

Mestrado em Ciências Florestais

Estrutura

  • Laboratório de Hidrocarbonetos – (LABOHI): é um laboratório de pesquisa, bem como prestador de serviços de análises nas áreas de físico-química, espectrometria/ espectroscopia óptica e de cromatografia gasosa.

 

  • Laboratório de Educação Ambiental – (LEA): principal objetivo é inserir os alunos de Engenharia Ambiental na prática educacional, reforçando o papel da Universidade como multiplicadora de conhecimento de modo a fortalecer convivência social harmoniosa, ou seja, o equilíbrio da sociedade com o meio ambiente, objetivando a formação de cidadãos mais comprometidos.

 

  • Laboratório de Geoprocessamento – (LABGEO):  laboratório de suporte prático e apoio para as disciplinas: Sistemas de Informação Ambiental, Planejamento urbano e territorial, Avaliação de impacto ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Análise de riscos ambientais, Gerenciamento ambiental na indústria, Processamento de imagens e geoprocessamento, Geoestatística para engenharia ambiental.
    OBS: (Em função da obra nas dependências do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), funcionava no 2° andar, no entanto o prédio está passando por reformas).

 

  • Laboratório de Qualidade Ambiental: construído nos municípios de Altamira, Paragominas e Marabá,  ambos tem condições de realizarem algumas análises físicoquímicas e bacteriológicas na água e solo, utilizando as metodologias aceitas internacionalmente.

 

  • Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária: Para auxílio e suporte aos alunos.

 

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).

Grade Curricular

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).

Matéria CHT
Introdução ao cálculo para engenharia 60
Português instrumental 40
Química geral 60
Álgebra linear e geometria analítica 60
Métodos computacionais para engenharia 60
Introdução à engenharia ambiental e sanitária 60
Sociologia e meio ambiente 40
Matéria CHT
Cálculo diferencial e integral I 60
Ecologia aplicada à engenharia 60
Expressão gráfica I 60
Química experimental 60
Biologia e microbiologia ambiental 60
Saúde e meio ambiente 60
Cartografia e topografia 80
Matéria CHT
Cálculo diferencial e integral II 60
Física geral e experimental I 60
Expressão gráfica II 80
Ciências e tecnologia dos materiais 60
Trabalhos técnicos e científicos em engenharia ambiental e sanitária 40
Ecossistemas aquáticos 60
Mecânica aplicada 60
Matéria CHT
Cálculo diferencial e integral III 60
Fenômenos do transporte 80
Física geral e experimental II 60
Geologia 60
Qualidade da água 80
Estatística geral 60
Matéria CHT
Física geral e experimental III 60
Cálculo numérico 60
Hidráulica I 80
Qualidade de solo 80
Resistência dos materiais 60
Gestão de resíduos sólidos 60
Climatologia e meteorologia 60
Optativa I* 40
Matéria CHT
Hidrologia 60
Controle da poluição atmosférica 80
Elementos de projeto estrutural 60
Sistemas de abastecimento de água 80
Hidráulica II 60
Ecologia de ecossistemas amazônicos 60
Fontes e controle de poluição mineral 60
Matéria CHT
Sistemas de informações ambientais 60
Fundamentos da economia 60
Avaliação de impactos ambientais I 60
Gestão ambiental e legislação aplicada 80
Tratamento de águas residuárias e industriais 80
Tratamento de água 60
Sistema de esgotamento sanitário 40
Sistemas elétricos 60
Matéria CHT
Drenagem 40
Instalações prediais hidro sanitárias e de combate a incêndio 80
Avaliação de impactos ambientais II 60
Sistemas integrados de gestão I 60
Gestão e manejo de áreas de conservação 60
Administração para engenharia 60
Optativa II* 40
Optativa III* 40
Matéria CHT
Energia e meio ambiente 60
Análise de riscos ambientais 60
Projeto de TCC I 40
Planejamento ambiental territorial e urbano 60
Manejo de bacias hidrográficas 60
Recuperação de áreas degradadas 60
Optativa IV* 40
Matéria CHT
Auditoria, certificação e perícia ambiental. 60
Sistemas integrados de gestão II 60
Higiene e segurança no trabalho 60
TCC 40
Planejamento e gestão de recursos hídricos 60
Campus V da UEPA
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Marco, Belém – PA, 66095-015
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