Apresentação
O Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará – UEPA teve o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, através da Resolução Nº. 366 de 20 de setembro de 2001, e, no âmbito da Instituição, pela Resolução CONSUN Nº. 243/98, de 22 de setembro de 1998.
No ano de 2016, o desenho curricular foi alterado, cuja proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da UEPA foi regida conforme o estabelecido na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia; aos ditames da Resolução n° 447, de 22 de setembro de 2000, Resolução n° 1.010 de 22 de agosto de 2005 e da Resolução n° 1.016, de 25 de agosto de 2006 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que dispõe sobre o registro profissional do engenheiro ambiental e discrimina suas atividades profissionais, e sobre o consenso havido, em Encontros do Fórum de Coordenadores de Cursos de Engenharia Ambiental, que trata da consolidação da graduação e da pósgraduação em Engenharia Ambiental, em nível nacional.
A partir do descrito acima, e, após a avaliação do PPC pelas instâncias necessárias, foi aprovada a nova matriz curricular do curso de Engenharia Ambiental, desenho 286, a qual substituiu o desenho 45, sendo publicada a sua aprovação por meio dos seguintes instrumentos: Resolução no 031/16-GABCCNT, de 27 de junho de 2016 e Resolução no 2994/16-CONSUN, de 14 de julho de 2016.
Para que a implantação do desenho novo (286) ocorresse, o NDE decidiu consultar os discentes para, de forma democrática decidirem se gostariam de realizar a adaptação curricular e obter a graduação com a nova matriz ou permanecer no desenho 45, que desta forma, deixaria o desenho novo apenas para os calouros em 2018. Após a consulta a maioria absoluta dos discentes optaram pela adaptação curricular, a qual foi realizada da seguinte forma: as turmas 2015, 2016 e 2017 passaram pela adaptação curricular, as turmas de 2014 permaneceram no desenho 45. No que refere aos calouros de 2018, os mesmos já ingressaram no desenho 286.
Após a implantação do desenho 286 e avaliação pelo NDE da adaptação curricular surgiu a discussão de mudança da titulação do curso Engenharia Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária, que integra o grupo ou categoria das engenharias, em virtude das observações efetuadas no mercado de trabalho visto que este último tem mais atribuições que o anterior, além de ser esta uma tendência que ocorreu em outras universidades brasileiras que tornaram o curso de engenharia ambiental em engenharia ambiental e sanitária, tendo-se ainda a percepção de que os discentes do curso de engenharia ambiental da UEPA já almejarem por esta adaptação.
As resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) que discrimina as atividades do engenheiro ambiental e engenheiro sanitaristas são, respectivamente, Resolução no 447, de 22 de setembro de 2000 e Resolução no 310, de 23 de julho de 1986, nas quais pode se constatar que esta última tem uma abrangência maior das atividades próprias das engenharias, permitindo a este profissional a competência das atribuições das atividades 15 a 18 do
art. 1o da Resolução no 218, de 29 de junho de 1973 que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia. Quando o aluno se forma no curso de engenharia ambiental e sanitária ofertados no país, os mesmos tem a atribuição descrita na Resolução no 310, de 23 de julho de 1986, que também engloba as atividades da engenharia ambiental.
Para esta nova proposta de mudança do título do curso foi realizada assembleia com os estudantes em todos os campi onde a UEPA oferta o curso e a maioria absoluta optou pela alteração do curso de engenharia ambiental para engenharia ambiental e sanitária, e, desta forma, expandir as opções profissionais quando ingressarem no mercado de trabalho.
Neste documento constam as alterações que se fizeram pertinentes no nome, na estrutura e na organização do Curso, e que neste momento é submetido à aprovação do Conselho Universitário, para sua implantação a partir de 2020, tudo devidamente respaldado pelas aprovações no Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e no Colegiado do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia.
Sobre a re-estruturação curricular, em proposição neste projeto, é intento manter os objetivos traçados inicialmente pelo projeto anterior, entretanto promover uma atualização das temáticas abordadas sem contrariar o perfil e as habilidades para o Engenheiro Ambiental e Sanitarista que a UEPA quer formar em consonância com as legislações e normatizações pertinentes a formação do engenheiro e mais precisamente do engenheiro ambiental e sanitarista. O Projeto em questão está adequado às condições físicas atuais sob as quais o Curso está sendo desenvolvido, e visa, imprimir maior qualidade aos serviços oferecidos pelo Curso, bem como à consolidação do Engenheiro Ambiental e Sanitarista respeitando as características regionais onde se insere.
A Matriz Curricular do Curso, ora apresentada, é fruto de ajustes realizados, que consistiram na continuação de todas as disciplinas de cunho ambiental e acréscimo e adaptação de disciplinas na área de saneamento para possibilitar ao futuro engenheiro a formação necessária para a elaboração de projetos básicos e executivos, operação de sistemas, elaboração de desenhos técnicos, acompanhamento de obras e gestão de projetos. Tais ajustes foram processados em estrita observância aos preceitos das normas específicas que estabelecem os conteúdos curriculares mínimos para essa modalidade de Engenharia e já buscando atender a Resolução CES/CNE 2 de 24 de abril de 2019 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
Neste sentido, a proposta de atualização busca proporcionar uma formação profissional sólida, conjugada com o senso crítico-criativo, comprometida com a realidade sociocultural e política.
Diante de uma realidade dinâmica, com mudança constante na relação homem-meio ambiente o Engenheiro Ambiental e Sanitarista necessita estar preparado para enfrentar os novos desafios da sociedade contemporânea, para tanto, o compromisso com a formação e a atualização profissional passam a ser também um compromisso das Instituições de Ensino engajadas na responsabilidade de oferta de cursos atuais e que venham a formar profissionais aptos ao atendimento das demandas da sociedade, adotando perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, buscando pesquisar, desenvolver e adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora.
Turnos em Belém: Manhã e Tarde.
Turnos em Castanhal: Manhã e Tarde.
Turnos em Altamira: Manhã e Tarde.
Turnos em Paragominas: Manhã e Tarde.
Turnos em Marabá: Manhã e Tarde.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).
Carga Horária
- Núcleo de Conteúdos Básicos – 1600 horas.
- Núcleo Profissional Essencial – 1520 horas.
- Núcleo Profissional Específico – 840 horas.
- Estágio Supervisionado – 192 horas;
- Atividades Complementares – 160 horas;
- Disciplinas Optativas – 160 horas;
- Trabalho de Conclusão de Curso – 80 horas.
Da carga horária total do curso, 4552 horas.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).
Corpo Docente
Nome | Titulação
Atual |
Dados de Formação |
Ana Karina Moreyra Salcedo | Doutora | Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas
Mestrado em Ecologia Doutorado em Ecologia |
Antônio Pereira Junior | Mestre | Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas
Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Águas Mestre em Ciências Ambientais |
Aline Souza Sardinha | Mestre | Graduação em Engenharia Sanitária
Mestrado em Ciências: Geologia |
Andréa Fagundes Ferreira Chaves | Doutora | Graduação em Engenharia Sanitária
Especialização em Gestão Ambiental Mestrado em Engenharia Civil Doutorado em Gestão. |
Ana Júlia Soares da Slva Barbosa | Mestre | Graduação em Engenharia Sanitária
Mestrado em Engenharia Civil |
Carlos José Capela Bispo | Mestre | Graduação em Agronomia
Especialização em Ciências Econômicas Mestre em Ciências ambientais |
Denise Cristina Torres Costa | Mestre | Graduação em Agronomia
Especialização em Botânica Tropical Mestrado em Biologia Vegetal Tropical |
Éder Silva de Oliveira | Mestre | Graduação em Geologia
Especialização em Sensoriamento Remoto Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais |
Eliane de Castro Coutinho | Doutora | Graduação em Meteorologia
Especialização em Meteorologia Tropical Hidrometeorologia Especialização em Educação Em Saúde Pública Mestrado em Meteorologia Doutorado em Ciências Ambientais |
Glauber Epifanio Loureiro | Mestre | Graduação em Engenharia Ambiental
Mestrado em Engenharia Civil. |
Gleicy Karen Abdon Alves Paes | Mestre | Graduação em Engenharia Civil
Mestre em Engenharia de Transportes Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Mestrado em Engenharia de Transportes |
Gundisalvo Piratoba Morales | Doutor | Graduação em Licenciatura Química
Mestrado em geoquímica Ambiental Doutorado em geoquímica Ambiental |
Gleidson Marques Pereira | Mestre | Graduação em Engenheiro Agrônomo.
Mestrado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas |
Hebe Simone Souza Ripardo | Doutora | Graduação em Engenharia Sanitária
Especialização em Hidrogeologia Mestrado em Geologia e Geoquímica |
Hebe Morganne Campos Ribeiro | Doutora | Graduação em Licenciatura em Química
Especialização em Geoquímica Ambiental Mestrado em Geoquímica Ambiental – Hidrogeoquímica Doutorado em Eng. Elétrica. |
José Antônio de Castro Silva | Mestre | Graduação em Engenharia Mecânica
Especialização em Engenharia de Segurança do trabalho Mestrado em Eng. Mecânica |
Lucy Anne Cardoso Lobão Gutierrez | Doutora | Graduação em Engenharia Sanitária
Especialização em Hidrogeologia Mestrado em Engenharia Civil Doutorado em Geologia e Geoquímica |
Octávio C. Dourado Júnior | Doutor | Graduação em Eng. Civil
Bacharel em direito Mestrado em Eng Hidráulica Doutorado em Desenvolvimento Sustentável |
Rodolfo Pereira Brito |
Doutor |
Graduação em Engenharia Ambiental Especialização em Direito Ambiental e Políticas Públicas Especialização em Gerenciamento Ambiental Especialização em Plan. e Gestão do Desenvolvimento Regional Mestrado em Ciências Ambientais Doutorado em Engenharia do Ambiente. |
Samantha Nahon Bittencourt | Doutora | Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Especialização em Sociologia Urbana Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Doutorado em Arquitetura. |
Sandro Antônio José de Mesquita | Mestre | Graduação em Engenharia florestal
Especialização em Inovação Tecnológica Mestrado em Ciências Florestais |
Estrutura
- Laboratório de Hidrocarbonetos – (LABOHI): é um laboratório de pesquisa, bem como prestador de serviços de análises nas áreas de físico-química, espectrometria/ espectroscopia óptica e de cromatografia gasosa.
- Laboratório de Educação Ambiental – (LEA): principal objetivo é inserir os alunos de Engenharia Ambiental na prática educacional, reforçando o papel da Universidade como multiplicadora de conhecimento de modo a fortalecer convivência social harmoniosa, ou seja, o equilíbrio da sociedade com o meio ambiente, objetivando a formação de cidadãos mais comprometidos.
- Laboratório de Geoprocessamento – (LABGEO): laboratório de suporte prático e apoio para as disciplinas: Sistemas de Informação Ambiental, Planejamento urbano e territorial, Avaliação de impacto ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Análise de riscos ambientais, Gerenciamento ambiental na indústria, Processamento de imagens e geoprocessamento, Geoestatística para engenharia ambiental.
OBS: (Em função da obra nas dependências do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), funcionava no 2° andar, no entanto o prédio está passando por reformas).
- Laboratório de Qualidade Ambiental: construído nos municípios de Altamira, Paragominas e Marabá, ambos tem condições de realizarem algumas análises físicoquímicas e bacteriológicas na água e solo, utilizando as metodologias aceitas internacionalmente.
- Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária: Para auxílio e suporte aos alunos.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).
Grade Curricular
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UEPA).
Matéria | CHT |
Introdução ao cálculo para engenharia | 60 |
Português instrumental | 40 |
Química geral | 60 |
Álgebra linear e geometria analítica | 60 |
Métodos computacionais para engenharia | 60 |
Introdução à engenharia ambiental e sanitária | 60 |
Sociologia e meio ambiente | 40 |
Matéria | CHT |
Cálculo diferencial e integral I | 60 |
Ecologia aplicada à engenharia | 60 |
Expressão gráfica I | 60 |
Química experimental | 60 |
Biologia e microbiologia ambiental | 60 |
Saúde e meio ambiente | 60 |
Cartografia e topografia | 80 |
Matéria | CHT |
Cálculo diferencial e integral II | 60 |
Física geral e experimental I | 60 |
Expressão gráfica II | 80 |
Ciências e tecnologia dos materiais | 60 |
Trabalhos técnicos e científicos em engenharia ambiental e sanitária | 40 |
Ecossistemas aquáticos | 60 |
Mecânica aplicada | 60 |
Matéria | CHT |
Cálculo diferencial e integral III | 60 |
Fenômenos do transporte | 80 |
Física geral e experimental II | 60 |
Geologia | 60 |
Qualidade da água | 80 |
Estatística geral | 60 |
Matéria | CHT |
Física geral e experimental III | 60 |
Cálculo numérico | 60 |
Hidráulica I | 80 |
Qualidade de solo | 80 |
Resistência dos materiais | 60 |
Gestão de resíduos sólidos | 60 |
Climatologia e meteorologia | 60 |
Optativa I* | 40 |
Matéria | CHT |
Hidrologia | 60 |
Controle da poluição atmosférica | 80 |
Elementos de projeto estrutural | 60 |
Sistemas de abastecimento de água | 80 |
Hidráulica II | 60 |
Ecologia de ecossistemas amazônicos | 60 |
Fontes e controle de poluição mineral | 60 |
Matéria | CHT |
Sistemas de informações ambientais | 60 |
Fundamentos da economia | 60 |
Avaliação de impactos ambientais I | 60 |
Gestão ambiental e legislação aplicada | 80 |
Tratamento de águas residuárias e industriais | 80 |
Tratamento de água | 60 |
Sistema de esgotamento sanitário | 40 |
Sistemas elétricos | 60 |
Matéria | CHT |
Drenagem | 40 |
Instalações prediais hidro sanitárias e de combate a incêndio | 80 |
Avaliação de impactos ambientais II | 60 |
Sistemas integrados de gestão I | 60 |
Gestão e manejo de áreas de conservação | 60 |
Administração para engenharia | 60 |
Optativa II* | 40 |
Optativa III* | 40 |
Matéria | CHT |
Energia e meio ambiente | 60 |
Análise de riscos ambientais | 60 |
Projeto de TCC I | 40 |
Planejamento ambiental territorial e urbano | 60 |
Manejo de bacias hidrográficas | 60 |
Recuperação de áreas degradadas | 60 |
Optativa IV* | 40 |
Matéria | CHT |
Auditoria, certificação e perícia ambiental. | 60 |
Sistemas integrados de gestão II | 60 |
Higiene e segurança no trabalho | 60 |
TCC | 40 |
Planejamento e gestão de recursos hídricos | 60 |