Apresentação
O Estado do Pará possui uma grande extensão 1.248.042 km2 de extensão, representa 16,66% do território brasileiro e 26% da Amazônia. Cortado pela linha do Equador no seu extremo norte é dividido em 144 municípios, onde vivem cerca de seis milhões de pessoas (IBGE, 2010). O grande aumento populacional acompanhado dos processos tecnológicos decorrentes do próprio desenvolvimento tem ocasionado uma série de impactações ambientais de diversas naturezas.
Os diversos ramos da produção industrial, ou agroindustrial, constituem importantes geradores setoriais de método e técnicas, produtos, efluentes e resíduos de efeitos impactantes potenciais ao ambiente. Assoreamentos de mananciais e comprometimento da qualidade das águas, se não de acúmulos de tóxicos e de natureza deletéria ao ambiente constituem alguns dos problemas e objetos de estudos do presente curso.
A necessidade de um profissional preparado para orientar indivíduos e instituições públicas e privadas a se organizarem para enfrentar o problema da sobrevivência humana, em um meio onde os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, ameaçando a capacidade de suporte do planeta, justifica a formação proposta neste curso. Essa formação não se consolida apenas com estudos biológicos ou ecológicos, e, por isso procura integrar e se estabelecer em torno de um núcleo básico de conhecimentos desenvolvidos pelas Ciências Humanas.
O curso busca formar profissionais com habilidade para analisar e lidar com as constantes mudanças em nossa contemporaneidade, resultados de decisões que ultrapassam as escalas nacionais. As transformações na política mundial e, também, no cenário internacional, ocorrem de forma dinamizada. Os Estados, todas as 15 instituições e a própria sociedade civil que sofrem os impactos dos resultados dessas transformações requerem profissionais aptos com capacidade analítica no intuito de estabelecer ações estratégicas para lidar com os desafios e oportunidades que o cenário nacional e internacional exigem.
O objetivo base do curso de Relações Internacionais da UEPA é formar bacharéis com base teórica sólida conectada às atividades práticas concernentes à área de atuação, aptos para atuar nas relações internacionais neste momento contemporâneo.
O caminho para implantação de um curso em uma universidade que se destina a construir história, como a UEPA, precisa estar sintonizado com as diretrizes da educação inovadora, de modo a contribuir para a promoção do progresso social, vencer desafios e elevar a qualidade da vida humana com dignidade, no processo atual de globalização e integração.
Nesse sentido, entendemos ser oportuno que a UEPA se insira no contexto das iniciativas que os países estão alicerçando para levar a cabo um vasto conjunto de tarefas destinadas a melhorar a vida das pessoas, sob a inspiração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, Agenda Pós-2015 da ONU, no qual estão delineados os compromissos e investimentos compartilhados para reduzir as múltiplas dimensões da pobreza e alcançar um crescimento forte, inclusivo e confiável com positivos efeitos nas cidades.
Dentro desse contexto, Relações Internacionais tem sido um dos cursos mais procurados pelos estudantes nessa primeira parte do milênio e esse interesse se acentua, porque é cada vez mais necessária a convivência solidária para facilitar a proteção dos direitos humanos, em decorrência do impacto das mudanças sociais e climáticas e do mapa geopolítico e econômico no mundo globalizado.
Antigamente, dirigidos, principalmente, para preparar diplomatas, hoje os Cursos de Relações Internacionais também se voltam para a qualificação superior de empresários, técnicos, líderes políticos e jovens que buscam espaço para a atuação nos diversos setores das conexões e tendências entre os povos e as nações.
Nessa direção, o propósito da criação do Curso de Relações Internacionais assinala um marco na cadeia de inovação da UEPA, pois representa uma iniciativa que privilegia a percepção pedagógica e diferenciada do universitário para empreender, negociar, decidir, criar, liderar atitudes e auxiliar países, governos, empresas, bancos e outras instituições públicas ou privadas, diante da amplitude de interações entre o Estado e a sociedade.
Desse modo, a presente proposta de Curso de Relações Internacionais pressupõe a flexibilização curricular com firma articulação entre a teoria e a prática 16 profissional, alinhando-se ao prestígio da UEPA como centro de excelência acadêmica, em favor do melhor desempenho da cidadania, garantida da governança e a estabilidade das instituições para a atual e futuras gerações.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O curso de Relação Internacionais da Universidade do Estado do Pará -UEPA objetiva formar um profissional apto a exercer atividades como conselheiro, assessor, consultor, executor, sejam elas públicas ou privadas, e até mesmo na área diplomática, visto que o universo de atuação é extenso e se expande cada vez mais.
O profissional formado nesse curso deve atuar de forma ética e responsável, a fim de desempenhar da melhor maneira as suas atividades na área internacional. Além disso, é de suma importância a capacidade de compreender a cultura, os hábitos e costumes dos diversos países com quem se negocia. Sendo assim, o respeito ao próximo e a capacidade de ouvir, tornam-se fatores de sucesso para este profissional.
O egresso deverá estar habilitado para analisar e intervir em cenários interdisciplinares que envolvam aspectos de Economia, Direito, Política, História, Geografia e áreas afins, com vistas a traçar perspectivas e verificar características inerentes ao mundo contemporâneo.
O profissional deverá ser capaz de conviver com os processos de globalização, compreendendo-os analiticamente, com competências para gerenciar planos e
20 estratégias para a internacionalização das organizações, conceituar e entender seus ambientes, seja atuando na alta administração, seja no exercício de chefia intermediária ou em funções técnico-administrativas, em nível nacional ou internacional. Terão ainda habilidades de comunicação e expressão, oral e escrita nas línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. O profissional dessa área deve possuir um alto grau de bom senso, percepção e participação na solução dos problemas das empresas, bem como do meio social em que vive.
O egresso deve apresentar conhecimento das diferentes abordagens teóricas da área de Relações Internacionais, utilizar de maneira adequada os conhecimentos específicos de sua área de formação para compreender os diversos contextos interculturais para identificar situações problemas no intuito de elaborar e avaliar o cenário para tomar as decisões pertinentes a cada situação. Além disso, o egresso do curso deverá demonstrar competências e habilidades de:
– analisar de forma crítica as relações internacionais;
– avaliar e elaborar informações sobre a situação internacional baseadas nos cenários analisados;
– gerenciar processo na área internacional;
– apresentar capacidade técnica e de liderança para estabelecer contatos entre câmara de comércio, empresas e órgãos governamentais, organismos internacionais, embaixadas, associações;
– avaliar os processos políticos, econômicos, sociais, culturais e jurídicos em países e/ou regiões;
– identificar e avaliar os resultados das crises econômicas na comunidade internacional;
– criar ações e estratégias para cooperação, interação e integração das mais diversas formas no contexto internacional;
– identificar os objetivos, maneiras de operação, os padrões de ações das organizações internacionais (governamentais ou não);
– compreender e analisar os principais tratados e acordos internacionais;
– entender e propor intervenções nas inter-relações entre Estados, instituições, organizações e associações transnacionais;
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais (UEPA).
Carga Horária
- CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 3600 horas
Da carga horária total do curso, 680 horas correspondem a:
- Estágio Supervisionado – 400 horas;
- Atividades Complementares – 200 horas;
- Trabalho de Conclusão de Curso – 80 horas.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais (UEPA).
Corpo Docente
O Corpo docente e o Corpo Técnico Administrativo necessários para o início das atividades do Curso será composto por professores a serem contratados e de professores de diversas áreas e departamentos existentes hoje na Universidade do Estado do Pará, que já atendem aos demais Cursos de Graduação, e de servidores Técnicos da UEPA que serão removidos para as dependências da EGPA a fim de atuarem especificamente nas atividades e ações do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais.
O Coordenador de Curso, professor integrante do corpo docente atuante no Curso deverá ter titulação de pós graduação stricto sensu em Relações Internacionais ou área afim, e será responsável pela organização, decisões, encaminhamentos e acompanhamento do curso.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais (UEPA).
Estrutura
A Estrutura Física e os equipamentos a serem utilizados no curso serão cedidos pela Escola de Governança do Estado do Pará – EGPA conforme Convênio no qual se acorda uma parceria entre essa Escola e a Universidade do Estado do Pará – UEPA.
O Curso funcionará no período integral e contará com a infraestrutura da Escola de Governança do Estado do Pará – EGPA. Os discentes serão alocados em salas de aula a serem disponibilizadas nas dependências dessa escola e gozarão dos demais serviços e espaços ofertados pela mesma. O quadro a seguir apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais, na modalidade presencial.
Instalações físicas necessárias à estruturação do curso:
– 01 Sala de aula – Com 50 carteiras, condicionador de ar, disponibilidade para utilização de computador e projetor multimídia.
– 01 Auditório – Com 100 lugares, projetor multimídia, computador, sistema de caixas acústicas e microfones.
– 01 Biblioteca – Com espaço de estudos individual e em grupo, e acervo bibliográfico e de multimídia específicos.
– 01 Clinica de Relações Internacionais (Laboratórios) – Com equipamentos específicos a demanda do curso para o desenvolvimento de realização de atividades práticas.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais (UEPA).
Grade Curricular
Disciplinas | CH-Semestral |
Língua Inglesa I | 60 |
Língua Espanhola I | 60 |
Comunicação Empresarial | 80 |
Economia e Mercado | 80 |
Metodologia Científica e do Trabalho Científico | 60 |
Introdução ao Estudo das Relações Internacionais | 60 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Língua Inglesa II | 60 |
Língua Espanhola II | 60 |
História das Relações Internacionais I | 60 |
Teoria das Relações Internacionais I (clássica) | 80 |
Geopolítica e Formação Econômica Brasileira | 80 |
Direito Internacional | 80 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Língua Inglesa III | 60 |
Língua Espanhola III | 60 |
História das Relações Internacionais II | 80 |
Diplomacia e Política Externa Brasileira | 80 |
Teoria das Relações Internacionais II (Contemporânea) | 80 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Língua Inglesa IV | 60 |
Língua Espanhola IV | 60 |
História das Relações Internacionais do Brasil | 80 |
Cultura e Ética nas Relações Internacionais | 80 |
Desenvolvimento Socioeconômico | 80 |
Optativa I | 60 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Segurança Nacional | 80 |
Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico |
80 |
Cultura e Identidade dos Povos | 60 |
Teoria das Organizações Internacionais | 80 |
Desenvolvimento Econômico na Amazônia | 60 |
Optativa II | 60 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Segurança Internacional e Estudos Estratégicos para a Defesa nacional | 60 |
Geopolítica e Relações Internacionais na Amazônia | 80 |
Elaboração e Análise de Projetos Internacionais | 80 |
Relações de Trabalho na Pan- Amazônia | 80 |
Soluções de Controvérsias Internacionais | 60 |
Optativa III | 60 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Diplomacia Tradicional e Diplomacia Corporativa | 80 |
Política Internacional Comparada | 80 |
Cooperação Internacional para o Desenvolvimento | 80 |
Políticas Públicas voltadas para o Mercado Internacional | 80 |
Estágio Supervisionado I | 200 |
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC) | 40 |
Disciplinas | CH-Semestral |
Relações Internacionais Contemporâneas | 80 |
Amazônia na Geopolítica Global | 80 |
Estágio Supervisionado II | 200 |
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC) | 40 |