Apresentação
O curso de Design forma profissionais aptos a planejar, elaborar, supervisionar e coordenar projetos de produtos e serviços de Design. Sua atuação profissional deve ser voltada prioritariamente para o desenvolvimento de produtos com aproveitamento da matéria-prima e recursos existentes na realidade Amazônica, que venham atender às necessidades sociais e de mercado. O Design utiliza metodologia Projetual, que reúne um conjunto de informações e conhecimentos de ordem tecnológica, ergonômicas, psicológicas, mercadológicas, estéticas, econômicas e culturais para o encontro de uma solução final para um produto ou serviço, visando sua colocação no mercado consumidor.
Objetivo do Curso é formar designers aptos a desenvolver e gerenciar projetos integrados de sistemas de objetos e sistemas de comunicação, com ajustamento histórico, enfoque na cultura material e iconográfica, considerando os muitos aspectos que envolvem o usuário e o contexto socioeconômico e cultural onde esses sistemas serão produzidos e utilizados, bem como responder as orientações gerais do Design tendo em vista as tendências mundiais.
O designer poderá atuar: Empreendedor, em negócio próprio. Em escritórios de Design. Indústrias e em áreas afins, como arquitetura, engenharias, comunicação. Artes Consultor em Design de Produtos. Artesanato, moda e joias. Gráfico e em equipamentos para a saúde. Transportes. Áreas afins: Arquitetura, engenharias, comunicação e artes etc. Como área de atuação prioritária do Design no Estado do Pará pode citar: Design de móveis; Design e Artesanato; Design de Moda; Design de Embalagem; Design de Joias; Design gráfico.
Turnos em Paragominas: Tarde e Noite.
Carga Horária
SEMESTRE | DESCRIÇÃO | CARGA HORÁRIA |
1 e 2 | Conhecimentos introdutórios ao Design | 860horas |
3 e 4 | Atividades de baixa e média complexidade ampliando o conteúdo de Design com iniciação a pesquisa aplicada |
1000 horas |
5 e 6 | Atividades que envolvam conteúdos aprofundados para pesquisa e extensão em Design |
800 horas |
7 e 8 | Culminância das atividades de pesquisa e extensão em Design com o TCC | 560 horas |
TOTAL (8 semestres) | 3220 horas |
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Design (UEPA).
Corpo Docente
Nome | Titulação
Atual |
Área de Atuação |
Antônio Erlindo Braga Júnior | Mestre | Gestão do Design e Projeto de Produtos. |
Paulo Sérgio Rodrigues Lima | Doutor | Produtos eletrônicos, interfaces web e programação. |
Thiago Guimarães Azevedo | Mestre | Imagem, Sustentabilidade, Cibercultura, Epistemologia, Estética, Semiótica, Fotografia, Artes, Educação doDesign e Pesquisa em Design. |
Manoel Alacy da Silva Rodrigues | Mestre | Áreas de atuação: Projeto, Modelagem, Computação Gráfica, Mockup, Escultura e Materiais Compósitos |
Ninon Rose Tavares Jardim | Mestre | Design e Artesanato, Mobiliário-Madeira. |
Rosângela Gouvêa Pinto | Mestre | Design e Artesanato, Artese Design de Joias. |
Verônica de Menezes Nascimento Nagata | Mestre | Empreendedorismo, Inovação, Sustentabilidade e Gestão da Qualidade. |
José Alberto Silva de Sá | Doutor | Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial, Logística Empresarial, Metodologia Científica. |
Humberto Mariano Almeida | Mestre | Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Direitos Humanos e Legislação. |
Karan Roberto de M. Valente | Especialista | Empreendedorismo, inovação, marketing e design. |
Luciana Guimarães Teixeira Santos | Mestre | Design de Móveis, Design de Interiores, Embalagens, Computação Gráfica aplicada ao Design. |
Maria Roseli Sousa Santos | Doutora | Áreas de atuação: Educação em Design. Design Gráfico, Linguagem Visual, Artes. |
Sávio Almeida Fernandes | Mestre | Design Gráfico |
Ana Paula Nazaré de Freitas | Mestre | Design de Embalagens, Comunicação Visual, História do design. Estética, Produção Gráfica. |
Brena Renata Maciel Nazaré | Especialista | Gestão do Design; Propriedade Intelectual; Design do Produto; Design Gráfico e Ergonomia. |
Núbia Suely Silva Santos | Doutora | Caracterização de fibras vegetais, Utilização sustentável da biodiversidade amazônica, Desenvolvimento de materiais e produtos de baixo impacto ao meio ambiente. |
Aldeci Ferreira Costa | Especialista | Projeto de Produto, Design Gráfico e Materiais. |
Vinicius Lira do Carmo | Especialista | Design Gráfico; Comunicação Visual; Design de Embalagem; Design Digital- Modelagem 3D; Animação Digital; Simulação virtual de Mecanismos; Produtos e Ambientes; Game Design; Design de Produto- Confecção de Modelos Físicos tridimensionais em escala. |
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Design (UEPA).
Estrutura
O Laboratório de Design de Produtos agrega espaços de confecção de modelos e experimentação nos projetos de produtos, onde também serão realizadas análises variadas de um produto tais como funcionalidade, ergonomia, estética, tecnologia, ainda a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, de forma a se antecipar futuros problemas na fabricação, otimizando o tempo e reduzindo custos.
O Laboratório de Design Gráfico é essencial para a concepção da programação visual do produto, desde a sua face conceitual até o conjunto de peças gráficas necessárias a apresentação do produto, considerando e inserindo também o cenário da região amazônica, rica em cores formas e materiais, o que a torna uma fonte inesgotável para a exploração gráfica, que aliada a outros aspectos do Design contribuem para aumentar a competitividade dos produtos regionais, promovendo a sua integração com o meio ambiente, seja através de produtos de origem artesanal, seja industrial.
O Laboratório de Artesanato e Design visa aproveitar o potencial de bens naturais e capital social, reflexo de uma produção artesanal rica em traços culturais singulares e de uma técnica produtiva peculiar à região, que influi positivamente na sua visibilidade diante do panorama nacional e internacional, observado durante as participações em eventos do setor devido à beleza e raridade das matérias-primas.
A Materioteca é um espaço de pesquisa e produção acadêmica que reúne uma diversidade de materiais e informações técnicas e científicas sobre os materiais e seus processos de transformação, para proporcionar aos alunos e professores do curso de Design, assim como para a comunidade acadêmica e demais interessados, o contato tátil e visual com os materiais, assim como auxiliar pesquisas relacionadas com o tema, resultando na estruturação de uma base de dados com informações técnicas e científicas sobre materiais e processos produtivos.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Design (UEPA).
Grade Curricular
Matéria | CHT |
História da Arte e do Design | 80 |
Metodologia Projetual | 60 |
Teoria e prática da cor | 60 |
Antropologia aplicada ao design | 40 |
Métodos de pesquisa em design | 40 |
Computação gráfica I | 60 |
Desenho de observação e expressão | 80 |
Matéria | CHT |
Percepção e criatividade | 60 |
Design contemporâneo | 60 |
Design e desenvolvimento sustentável | 60 |
Projeto I | 80 |
Modelagem I | 60 |
Desenho Técnico assistido por computador | 60 |
Materiais e processos produtivos I | 60 |
Matéria | CHT |
Estética aplicada ao design | 60 |
Teorias Semióticas | 60 |
Projeto II | 80 |
Estrutura e mecanismos dos produtos | 60 |
Ergonomia do Produto I | 60 |
Computação gráfica II | 60 |
Materiais e processos produtivos II | 60 |
OPTATIVA I | 60 |
Matéria | CHT |
Semiótica Aplicada ao Design | 60 |
Linguagem visual | 60 |
Materiais e Processos Produtivos III | 60 |
Projeto III | 80 |
Ergonomia do produto II | 60 |
Modelagem II | 60 |
Computação gráfica III | 60 |
OPTATIVA II | 60 |
Matéria | CHT |
Comunicação visual I | 60 |
Produção gráfica | 60 |
Projeto IV | 80 |
Ergonomia do produto III | 40 |
Mercadologia | 40 |
Empreendedorismo I | 40 |
OPTATIVA III | 60 |
Matéria | CHT |
Comunicação visual II | 60 |
Modelagem III | 60 |
Projeto V | 80 |
Empreendedorismo II | 40 |
Proteção Legal do Design | 40 |
OPTATIVA IV | 60 |
Estágio I | 80 |
Matéria | CHT |
Gestão da qualidade | 40 |
Gestão do design | 40 |
Portfólio | 40 |
TCC I | 80 |
Estágio II | 80 |
Matéria | CHT |
TCC II | 80 |
Estágio III | 80 |
Atividades Complementares | 120 |