Tecnologia em Comércio Exterior

Identificação do curso

Estrutura curricular

Disciplinas Optativas do Núcleo de Formação Básica e Disciplinas Optativas do Núcleo de Formação Específica

Carga Horária do curso

Atividades Curriculares admitidas pelo curso

1) Disciplinas Curriculares
São reconhecidas aquelas admitidas/oferecidas pelos departamentos Acadêmicos da UEPA e/ou outras instituições de ensino e pesquisa de nível superior, desde que sejam devidamente reconhecidas pelo curso de Superior de Tecnologia em Comercio Exterior, da UEPA.

2) Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. O Estágio Supervisionado, é condição obrigatória para a integralização da carga horária do curso Superior de Tecnologia em Comércio exterior. Sua carga horária como crédito para a integralização curricular é de 180 horas.

3) Atividades Complementares
As Atividades Complementares, em complementação à prática profissional, possibilita por avaliação o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes. Constituem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formado. Nessa perspectiva, serão consideradas as participações em eventos científicos
ligados à área de Comercio Exterior, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como a apresentação e publicação de trabalhos em congressos, feiras e revistas científicas da área, disponibilizadas pela Universidade do Estado do Pará ou por outras instituições conforme quadro a seguir:

Os alunos deverão comprovar a sua participação nessas atividades mediante certificados, declarações ou atestados, com os devidos registros da instituição promotora, contendo nome do aluno, atividade ou curso, período de realização, carga horária e assinatura do responsável.
A carga horária acumulada será revertida em horas contabilizada conforme o disposto no Núcleo de Formação Prática.
Para validação da carga horária das atividades complementares, o discente deverá solicitar por meio de requerimento à Coordenação do Curso, através do protocolo do Centro, das atividades desenvolvidas com os respectivos documentos comprobatórios.
Cada documento apresentado só poderá ser contabilizado uma única vez.
A validação das atividades deverá ser feita pelo Coordenador do Curso. Os documentos comprobatórios deverão ser entregues protocolados à Coordenação do Curso, após um mês do ato da matrícula e até o final do período letivo.
Somente poderão ser contabilizadas as atividades que forem realizadas no decorrer do período em que o aluno estiver vinculado ao Curso.

4) Seminários
Constituem um conjunto de estratégias didático pedagógicas que permitem, no âmbito do currículo, a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessários à formação do discente. São como atividades de orientação individual ou como atividades especiais coletivas, no máximo de 10 alunos. Os componentes referentes aos seminários curriculares têm a função de proporcionar espaços de discussão acadêmica e de orientação às práticas curriculares.

5) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório e poderá ser desenvolvido na modalidade de artigo, projetos de atividades centrados em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o curso, na forma disposta em regulamento próprio, aprovado pelas instâncias institucionais competentes, contendo, obrigatoriamente, critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, além das diretrizes técnicas relacionadas com a sua elaboração.
Os documentos e registros elaborados deverão ser escritos de acordo com as normas da ABNT estabelecidas para a redação de trabalhos técnicos e científicos.

Fonte: Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Comércio Exterior (2016)

Pular para o conteúdo