O curso busca formar profissionais com habilidade para analisar e lidar com as constantes mudanças em nossa contemporaneidade, resultados de decisões que ultrapassam as escalas nacionais. As transformações na política mundial e, também, no cenário internacional, ocorrem de forma dinamizada. Os Estados, todas as instituições e a própria sociedade civil que sofrem os impactos dos resultados dessas transformações, requerem profissionais aptos com capacidade analítica no intuito de estabelecer ações estratégicas para lidar com os desafios e oportunidades que o cenário nacional e internacional exigem.
O objetivo base do curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da UEPA é gerenciar operações de comércio exterior, tais como: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional. Prospecta e pesquisa mercados, define plano de ação, negocia e executa operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação. Além disso, controla fluxos de embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos para o comércio exterior.
O egresso deve apresentar conhecimento das diferentes abordagens teóricas da área em Comércio Exterior; utilizar de maneira adequada os conhecimentos específicos de sua área de formação para compreender os diversos contextos interculturais para identificar situações problemas no intuito de elaborar e avaliar o cenário para tomar as decisões pertinentes a cada situação.
É um profissional que atua de forma proativa, empreendedora, ética e responsável, a fim de desempenhar da melhor maneira as suas atividades na área internacional. Faz-se necessário o conhecimento de operações utilizadas no Comércio Exterior, tais como: regimes alfandegários e cambiais, despacho aduaneiro, contratos internacionais, logística internacional, bem como a sistemática de importação e exportação. Além disso, é de suma importância a capacidade de compreender a cultura, os hábitos e costumes dos diversos países com quem se negocia. Deve ser um agente impulsionador do desenvolvimento sustentável da região, integrando a formação técnica à cidadania na busca do conhecimento, podendo atuar em organizações públicas e privadas com participação no comércio internacional, indústrias, prestadores de serviço e assessorias de comércio exterior, instituições financeiras, entidades governamentais, empresas de câmbio, de seguro e transporte, além de empresas de consultoria na área de negócios internacionais.
Além disso, o egresso do curso deverá demonstrar as competências voltadas para a formação em economia, em gestão de negócios internacionais, marketing e mercado nacional e internacional.
Identificação do curso
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO | PROPOSTO |
Nome do curso | Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior |
Titulação | Tecnólogo em Comércio Exterior |
Número de vagas ofertadas | 40 vagas |
Sistema de ingresso | Processo Seletivo |
Carga horária total em h/a 60min | 1.850 |
Carga horária total em h/a 50min | 2.220 |
Tempo mínimo de integralização curricular | 2 anos e meio |
Tempo máximo de integralização curricular | 3 anos e meio |
Regime didático-acadêmico | Seriado semestral por bloco de disciplinas |
Turnos de funcionamento | Integral |
O currículo se constitui em um conjunto de ações sistematizadas e hierarquizadas, integradas em seus conteúdos e atividades de modo a atingir os objetivos previstos e o perfil dos egressos.
Os Conteúdos Programáticos, o Estágio Curricular Supervisionado, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão do Curso, são articulados entre si nos diversos semestres letivos.
O Currículo do curso está estruturado em Núcleos os quais favorecem a prática da interdisciplinaridade, objetivando o reconhecimento da necessidade de uma educação profissional integradora de conhecimentos científicos, experiências e saberes advindos do mundo do trabalho, e possibilitando, assim, a construção do pensamento tecnológico crítico e a capacidade de intervir em situações concretas.
Desse modo, a matriz curricular do curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior organiza-se em três núcleos: o Núcleo de Formação Básica, o Núcleo de Formação Especifica e o Núcleo de Formação Prática.
Núcleo de Formação Básica: O Núcleo Básico compreende o domínio da Língua Portuguesa e da apropriação de conhecimentos e conceitos preliminares e científicos ao desenvolvimento das demais etapas do curso.
Núcleo de Formação Específica: O Núcleo de Formação Específica compreende disciplinas destinadas à caracterização da identidade do profissional tecnólogo, contempla conhecimentos intrínsecos à área do curso, conhecimentos necessários à integração curricular e conhecimentos imprescindíveis à formação específica.
Núcleo de Formação Prática: A prática profissional constitui uma atividade articuladora entre o ensino, a pesquisa e a extensão, balizadores de uma formação articulada, universal e integral de sujeitos para atuar no mundo em constantes mudanças e desafios. Constitui, portanto, condição para o graduando obter o Diploma de Tecnólogo.
A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime semestral.
Disciplinas Optativas do Núcleo de Formação Básica e Disciplinas Optativas do Núcleo de Formação Específica
As disciplinas optativas demonstram a flexibilidade curricular o que possibilita um melhor fluxo. São disciplinas obrigatórias para a integralização curricular e a sua escolha é facultada e permite a possibilidade do discente cursar componentes curriculares do elenco de disciplinas ampliando conhecimentos para uma formação com qualidade. As disciplinas optativas a serem cursadas no 2º(segundo), 3º(terceiro) e 4º (quarto) semestres, serão escolhidas pelas turmas, ao término de cada período letivo anterior, cabendo a Coordenação do Curso o levantamento das demandas dos alunos considerando as disciplinas optativas ofertadas no Projeto Pedagógico do Curso.
Atividades Curriculares admitidas pelo curso
1) Disciplinas Curriculares
São reconhecidas aquelas admitidas/oferecidas pelos departamentos Acadêmicos da UEPA e/ou outras instituições de ensino e pesquisa de nível superior, desde que sejam devidamente reconhecidas pelo curso de Superior de Tecnologia em Comercio Exterior, da UEPA.
2) Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. O Estágio Supervisionado, é condição obrigatória para a integralização da carga horária do curso Superior de Tecnologia em Comércio exterior. Sua carga horária como crédito para a integralização curricular é de 180 horas.
3) Atividades Complementares
As Atividades Complementares, em complementação à prática profissional, possibilita por avaliação o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes. Constituem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formado. Nessa perspectiva, serão consideradas as participações em eventos científicos
ligados à área de Comercio Exterior, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como a apresentação e publicação de trabalhos em congressos, feiras e revistas científicas da área, disponibilizadas pela Universidade do Estado do Pará ou por outras instituições conforme quadro a seguir:
ATIVIDADE | CONDIÇÃO PARA SOLICITAÇÃO | C/H MÁXIMA CONSIDERADA EM HORA AULA (50′) |
Participação no Seminário de integração acadêmica da UEPA (Acolhimento e integração dos discentes no início do semestre letivo) | Evento de CH de 4 horas | 10 h |
Participação em oficinas e minicursos na área do curso ou afim | Eventos de CH igual ou superior a 4h | 10 h |
Trabalhos aceitos para publicação | 10h por trabalho | 20 h |
Participação em palestras, seminários, congressos, semanas acadêmicas, workshops, conferências, entre outros, todos relacionados a área | Eventos de CH igual ou superior a 4h | 10 h |
Exercício de Monitoria | Mínimo de 1 semestre letivo | 20 h |
Participação em projeto de extensão na área do curso ou afim. (como bolsista ou voluntário na área do curso) | Participação de CH igual ou superior a 10h por projeto | 20 h |
Participação em projeto de iniciação científica (como bolsista ou voluntário) na área do curso ou afim | Participação de CH igual ou superior a 10h por projeto | 40 h |
Participação na organização de eventos acadêmico científicos na área do curso | Eventos de CH igual ou superior a 4h | 10 h |
Realização de estágio não obrigatório na área do curso ou afim | Mínimo de 1 semestre letivo | 20 h |
Apresentação de Trabalhos em Eventos na Área do curso ou afim | 10h por trabalho | 10 h |
Os alunos deverão comprovar a sua participação nessas atividades mediante certificados, declarações ou atestados, com os devidos registros da instituição promotora, contendo nome do aluno, atividade ou curso, período de realização, carga horária e assinatura do responsável.
A carga horária acumulada será revertida em horas contabilizada conforme o disposto no Núcleo de Formação Prática.
Para validação da carga horária das atividades complementares, o discente deverá solicitar por meio de requerimento à Coordenação do Curso, através do protocolo do Centro, das atividades desenvolvidas com os respectivos documentos comprobatórios.
Cada documento apresentado só poderá ser contabilizado uma única vez.
A validação das atividades deverá ser feita pelo Coordenador do Curso. Os documentos comprobatórios deverão ser entregues protocolados à Coordenação do Curso, após um mês do ato da matrícula e até o final do período letivo.
Somente poderão ser contabilizadas as atividades que forem realizadas no decorrer do período em que o aluno estiver vinculado ao Curso.
4) Seminários
Constituem um conjunto de estratégias didático pedagógicas que permitem, no âmbito do currículo, a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessários à formação do discente. São como atividades de orientação individual ou como atividades especiais coletivas, no máximo de 10 alunos. Os componentes referentes aos seminários curriculares têm a função de proporcionar espaços de discussão acadêmica e de orientação às práticas curriculares.
5) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório e poderá ser desenvolvido na modalidade de artigo, projetos de atividades centrados em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o curso, na forma disposta em regulamento próprio, aprovado pelas instâncias institucionais competentes, contendo, obrigatoriamente, critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, além das diretrizes técnicas relacionadas com a sua elaboração.
Os documentos e registros elaborados deverão ser escritos de acordo com as normas da ABNT estabelecidas para a redação de trabalhos técnicos e científicos.
Fonte: Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Comércio Exterior (2016)