Semana de Engenharia de Produção movimenta campi da Uepa

No período de 08 a 10 de maio o Curso de Engenharia de Produção realizará a Semana de Engenharia de Produção. O evento será nos quatro campi da Uepa, nos municípios de Marabá, Redenção, Castanhal e em Belém o evento será no auditório do CCNT, com transmissão ao vivo, também pelo canal oficial do CCNT no YouTube.

A programação contará com palestras e minicursos. Essa iniciativa idealizada pelo Centro Acadêmico, em parceria com a coordenação geral do curso de Engenharia de Produção e com a coordenação do Forma Pará, tem por objetivo a formação crítica dos futuros profissionais, além de promover alternativas extracurriculares na instrução acadêmica dos alunos.

Para a coordenadora do curso, a professora Dra. Mariana Carneiro, essa semana vem para integrar alunos e egressos dos quatro campi, “mostrando a força da engenharia de produção por meio das novidades do mercado de trabalho e possibilitando ao estudante enxergar além dos horizontes da sala”, afirmou.

Lucas Vulcão, presidente do centro acadêmico de Engenharia de Produção (CAEP) por sua vez, destacou que a primeira Semana Acadêmica de Engenharia de Produção foi idealizada pela coordenação do curso a pedido dos alunos com o objetivo de trazer para dentro da universidade experiências de profissionais que já estão no mercado de trabalho, e assim melhor capacitar os alunos a partir das demandas de trabalho. Ao passar dos anos, a organização do evento passou a ser compartilhada entre a coordenação do curso e o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção, que busca suprir ao máximo as necessidades dos discentes do curso. Além da idealização do evento, qual a expectativa do centro e para os alunos do curso essa semana? Para responder essas e outras perguntas, assessoria de comunicação do CCNT, perguntou ao Lucas, discente do 3º semestre, membro do colegiado do curso e bolsista PIBIC/CNPq na área da educação na Engenharia de Produção.

Qual a expectativa do centro para essa semana?

A expectativa é que o evento cumpra com o seu objetivo de trazer aos alunos o olhar de quem já tá inserido no mercado de trabalho, discutindo as tendências na área da engenharia de produção e elevando o nível de conhecimento técnico e interpessoal dos inscritos no evento acerca dos temas debatidos.

Na sua opinião o que essa semana traz para os alunos do curso?

A Semana Acadêmica de Engenharia de Produção traz aos alunos a oportunidade de se conectar, principalmente, com os profissionais do mercado de trabalho e melhor se capacitarem com novas habilidades requeridas na área por meio de palestras e minicursos. É também uma ótima oportunidade para os egressos de engenharia de produção compartilharem com os atuais alunos do curso suas experiências profissionais e formas de se desenvolverem para alcançar uma posição de destaque nas suas atividades profissionais no futuro.

Pretendem fazer mais outras semanas como essa ao longo do ano?

Pretendemos, sim, fazer mais eventos para a engenharia de produção este ano. Entretanto, pelo fato de a Semana Acadêmica de Engenharia de Produção ser um evento muito grande e que requer bastante organização esperamos fazer eventos menores, mais específicos. A Semana acontecerá novamente ano que vem, como de tradição.

Os interessados podem se inscrever on-line pelo link e conferir a programação no Perfil do CAEP no Instagram.

08/05 (SEGUNDA-FEIRA)

08h30Palestra “Desafios da Inovação na Amazônia”Heleno Beckmann da Açaí Valley
14h às 17hMinicurso “Programação usando Orange”Prof. Dr. José Alberto Sá
17h às 18hPalestra “Competências do profissional 4.0”Prof. Msc. Leonardo Breno