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A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza de 18 a 21 de fevereiro a Semana de Planejamento e Formação Docente da instituição. No dia 18, a partir das 9h, será realizada a abertura do evento para todos os docentes, de forma presencial, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e de forma remota, pelo Google Meets.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é a responsável pela organização do evento que contou com a participação dos cinco diretores que compõe a Prograd na mesa de abertura. De acordo com a professora Ana Kely Silva, responsável pela Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) o objetivo da semana “é congregar os professores para pensar esse semestre que se inicia, um semestre atípico por conta da COP30, e também pela ampliação do acesso pelas cotas, em especial aos alunos PcD’s. É um trabalho coletivo para atender a todos os alunos de forma inclusiva”, declarou.
Na programação de abertura o público participou da palestra “Tenho um aluno PcD e agora?”, ministrada pela professora Me. Scheilla Abbud, responsável pela Diretoria de Inclusão e Permanência Estudantil (DINPES). Em sua fala, a professora destacou a importância de prevenir ou eliminar as barreiras para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência, transformando as concepções e práticas do ensino ao acessibilizar os meios pedagógicos e os espaços escolares. Segundo ela, “é responsabilidade de todos garantir que esses alunos não saiam do curso pelo qual concorreram”, afirmou.
Neste ano de 2025 a Uepa pode contar com a adoção de cotas para Pessoas com Deficiência (PcD) e reserva de vagas adicionais para Pessoas com Deficiência (PcD) para o ingresso nos cursos de graduação da universidade. Este é um importante passo para a ampliação das políticas de acesso ao ensino superior, proporcionando um avanço dentro da política de inclusão da instituição. Foram destinados 50% das vagas para os candidatos que, no ato da inscrição, se declararam oriundos de famílias com renda bruta mensal igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo; que pertençam ao grupo étnico-racial negro, indígenas ou quilombolas; e para as Pessoas com Deficiência que cursaram ou estão concluindo integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em instituições públicas de ensino. Além disso, será reservada uma vaga adicional para Pessoas com Deficiência, independentemente de sua origem escolar (escola pública ou privada), de sua condição socioeconômica ou origem étnico-racial ou quilombola. A resolução das cotas foi aprovada em junho de 2024 pelo Conselho Universitário (Consun) da Uepa, no âmbito do Programa de Ações Afirmativas da universidade.
Entre os dias 19 a 21, o evento será realizado de acordo com a programação específica de cada centro por meio das Coordenações de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOPs). No CCNT a programação será:
No dia 19/02 – Miniauditório
Horário: 9h
Oficina: “O uso da inteligência artificial para prática docente”, ministrada pela professora Dra. Norma Ely Beltrão.
Horário: 15h
Palestra: “Construção de um ambiente universitário saudável e prevenção ao assédio”, ministrada pelo professor Dr. Wando Miranda, ouvidor da Uepa.
No dia 20/02 – Miniauditório
Horário: 9h30
Roda de conversa: “As implicações da formação nas práticas pedagógicas: um debate necessário”, com a professora Dra. Maria do Socorro Castro Hage.
Horário: 15H
Palestra: “Construir um ensino superior mais inclusivo: desafios e soluções”, ministrada pela professora Me. Ana Sylvia Valente Colino.
No dia 21/02 – Miniauditório
Horário: 9h
Palestra: “Como atender um aluno com deficiência”, ministrada pela professora Me. Scheilla Abbud, DINPES.