Diplomata incentiva estudantes a ingressarem na carreira

Na noite desta terça-feira, 02 de maio, o auditório do CCNT, Campus V da Uepa, recebeu a diplomata Ana Cecília Sabbá para uma conversa com alguns universitários sobre a carreira diplomática no país. O evento denominado “Convite à Carreira Diplomática” foi organizado pelas alunas Ana Clara Franco e Juliana Morgado do curso de Relações Internacionais da UEPA, tendo o apoio do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Baena Soares.

A iniciativa teve o apoio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CREIN) da Uepa, representado pelo professor Dr. João Colares da Mota Neto, e foi idealizada pelo Instituto Rio Branco, o qual vem desenvolvendo um projeto de divulgação da carreira em diversas universidades do Brasil.

A diplomata Ana Cecília, natural de Belém, falou sobre as divisões que um diplomata pode trabalhar no Itamaraty e a forma de ingressar, que ocorre por meio de um processo seletivo.

O Concurso de Admissão à Carreira Diplomática tem periodicidade anual e possui três fases de seleção. A primeira fase é uma prova com questões de certo e errado e o candidato precisa atingir uma nota mínima para ter acesso à segunda etapa.

Na segunda fase ocorre a prova de português e inglês, um dia para cada prova de línguas. E na última etapa o candidato faz uma prova discursiva sobre diversas áreas do conhecimento, como geografia, direito, política internacional, história do Brasil, economia, espanhol e francês.

Apesar dos mitos que envolvem a profissão, Ana Cecília pontuou a importância da representatividade no Itamaraty. “Precisamos de mais pessoas no Ministério vindos principalmente do Norte do país”, afirmou.

Após a conversa com os jovens universitários da Uepa, a diplomata segue a programação nessa quarta-feira (03), às 15h no Cesupa, Auditório Ney Sardinha, e às 19h, na Unama da Alcindo Cacela.

Texto: Flávio e Isis ASCOM/CCNT

Foto: Flávio