Engenharia Ambiental e Sanitária

O Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará – UEPA teve o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, através da Resolução Nº. 366 de 20 de setembro de 2001, e, no âmbito da Instituição, pela Resolução CONSUN Nº. 243/98, de 22 de setembro de 1998.

No ano de 2016, o desenho curricular foi alterado, cuja proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da UEPA foi regida conforme o estabelecido na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia; aos ditames da Resolução n° 447, de 22 de setembro de 2000, Resolução n° 1.010 de 22 de agosto de 2005 e da Resolução n° 1.016, de 25 de agosto de 2006 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que dispõe sobre o registro profissional do engenheiro ambiental e discrimina suas atividades profissionais, e sobre o consenso havido, em Encontros do Fórum de Coordenadores de Cursos de Engenharia Ambiental, que trata da consolidação da graduação e da pós-graduação em Engenharia Ambiental, em nível nacional.

A partir do descrito acima, e, após a avaliação do PPC pelas instâncias necessárias, foi aprovada a nova matriz curricular do curso de Engenharia Ambiental, desenho 286, a qual substituiu o desenho 45, sendo publicada a sua aprovação por meio dos seguintes instrumentos: Resolução no 031/16-GABCCNT, de 27 de junho de 2016 e Resolução no 2994/16-CONSUN, de 14 de julho de 2016.


Para que a implantação do desenho novo (286) ocorresse, o NDE decidiu consultar os discentes para, de forma democrática decidirem se gostariam de realizar a adaptação curricular e obter a graduação com a nova matriz ou permanecer no desenho 45, que desta forma, deixaria o desenho novo apenas para os calouros em 2018. Após a consulta a maioria absoluta dos discentes optaram pela adaptação curricular, a qual foi realizada da seguinte forma: as turmas 2015, 2016 e 2017 passaram pela adaptação curricular, as turmas de 2014 permaneceram no desenho 45. No que refere aos calouros de 2018, os mesmos já ingressaram no desenho 286.


Após a implantação do desenho 286 e avaliação pelo NDE da adaptação curricular surgiu a discussão de mudança da titulação do curso Engenharia Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária, que integra o grupo ou categoria das engenharias, em virtude das observações efetuadas no mercado de trabalho visto que este último tem mais atribuições que o anterior, além de ser esta uma tendência que ocorreu em outras universidades brasileiras que tornaram o curso de engenharia ambiental em engenharia ambiental e sanitária, tendo-se ainda a percepção de que os discentes do curso de engenharia ambiental da UEPA já almejarem por esta adaptação.


As resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) que discrimina as atividades do engenheiro ambiental e engenheiro sanitaristas são, respectivamente, Resolução no 447, de 22 de setembro de 2000 e Resolução no 310, de 23 de julho de 1986, nas quais pode se constatar que esta última tem uma abrangência maior das atividades próprias das engenharias, permitindo a este profissional a competência das atribuições das atividades 15 a 18 do art. 1o da Resolução no 218, de 29 de junho de 1973 que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia. Quando o aluno se forma no curso de engenharia ambiental e sanitária ofertados no país, os mesmos tem a atribuição descrita na Resolução no 310, de 23 de julho de 1986, que também engloba as atividades da engenharia ambiental.

Para esta nova proposta de mudança do título do curso foi realizada assembleia com os estudantes em todos os campi onde a UEPA oferta o curso e a maioria absoluta optou pela alteração do curso de engenharia ambiental para engenharia ambiental e sanitária, e, desta forma, expandir as opções profissionais quando ingressarem no mercado de trabalho.

Neste documento constam as alterações que se fizeram pertinentes no nome, na estrutura e na organização do Curso, e que neste momento é submetido à aprovação do Conselho Universitário, para sua implantação a partir de 2020, tudo devidamente respaldado pelas aprovações no Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e no Colegiado do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia.

Sobre a re-estruturação curricular, em proposição neste projeto, é intento manter os objetivos traçados inicialmente pelo projeto anterior, entretanto promover uma atualização das temáticas abordadas sem contrariar o perfil e as habilidades para o Engenheiro Ambiental e Sanitarista que a UEPA quer formar em consonância com as legislações e normatizações pertinentes a formação do engenheiro e mais precisamente do engenheiro ambiental e sanitarista. O Projeto em questão está adequado às condições físicas atuais sob as quais o Curso está sendo desenvolvido, e visa, imprimir maior qualidade aos serviços oferecidos pelo Curso, bem como à consolidação do Engenheiro Ambiental e Sanitarista respeitando as características regionais onde se insere.


A Matriz Curricular do Curso, ora apresentada, é fruto de ajustes realizados, que consistiram na continuação de todas as disciplinas de cunho ambiental e acréscimo e adaptação de disciplinas na área de saneamento para possibilitar ao futuro engenheiro a formação necessária para a elaboração de projetos básicos e executivos, operação de sistemas, elaboração de desenhos técnicos, acompanhamento de obras e gestão de projetos. Tais ajustes foram processados em estrita observância aos preceitos das normas específicas que estabelecem os conteúdos curriculares mínimos para essa modalidade de Engenharia e já buscando atender a Resolução CES/CNE 2 de 24 de abril de 2019 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Neste sentido, a proposta de atualização busca proporcionar uma formação profissional sólida, conjugada com o senso crítico-criativo, comprometida com a realidade sociocultural e política.


Diante de uma realidade dinâmica, com mudança constante na relação homem-meio ambiente o Engenheiro Ambiental e Sanitarista necessita estar preparado para enfrentar os novos desafios da sociedade contemporânea, para tanto, o compromisso com a formação e a atualização profissional passam a ser também um compromisso das Instituições de Ensino engajadas na responsabilidade de oferta de cursos atuais e que venham a formar profissionais aptos ao atendimento das demandas da sociedade, adotando perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, buscando pesquisar, desenvolver e adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora.

Turnos em Belém: Manhã e Tarde.
Turnos em Castanhal: Manhã e Tarde.
Turnos em Altamira: Manhã e Tarde.
Turnos em Paragominas: Manhã e Tarde.
Núcleo de Conteúdos Básicos – 1600 horas.
Núcleo Profissional Essencial  – 1520 horas.
Núcleo Profissional Específico – 840 horas.
Estágio Supervisionado – 192 horas
Atividades Complementares – 160 horas
Disciplinas Optativas – 160 horas
Trabalho de Conclusão de Curso – 80 horas

Corpo Docente

NomeTitulação AtualDados de Formação
Ana Karina Moreyra SalcedoDoutoraGraduação em Licenciatura Plena em Ciências BiológicasMestrado em EcologiaDoutorado em Ecologia
Antônio Pereira JuniorMestreGraduação em Licenciatura Plena em Ciências BiológicasEspecialização em Gestão Hídrica e AmbientalEspecialização em Planejamento e Gerenciamento de ÁguasMestre em Ciências Ambientais
Aline Souza SardinhaMestreGraduação em Engenharia SanitáriaMestrado em Ciências: Geologia
Andréa Fagundes Ferreira ChavesDoutoraGraduação em Engenharia SanitáriaEspecialização em Gestão AmbientalMestrado em Engenharia CivilDoutorado em Gestão.
Ana Júlia Soares da Slva BarbosaMestreGraduação em Engenharia SanitáriaMestrado em Engenharia Civil
Carlos José Capela BispoMestreGraduação em AgronomiaEspecialização em Ciências EconômicasMestre em Ciências ambientais
Denise Cristina Torres CostaMestreGraduação em AgronomiaEspecialização em Botânica TropicalMestrado em Biologia Vegetal Tropical
Éder Silva de OliveiraMestreGraduação em GeologiaEspecialização em Sensoriamento RemotoMestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais
Eliane de Castro CoutinhoDoutoraGraduação em MeteorologiaEspecialização em Meteorologia Tropical HidrometeorologiaEspecialização em Educação Em Saúde PúblicaMestrado em MeteorologiaDoutorado em Ciências Ambientais
Glauber Epifanio LoureiroMestreGraduação em Engenharia AmbientalMestrado em Engenharia Civil.
Gleicy Karen Abdon Alves PaesMestreGraduação em Engenharia CivilMestre em Engenharia de TransportesEspecialista em Engenharia de Segurança do TrabalhoMestrado em Engenharia de Transportes
Gundisalvo Piratoba MoralesDoutorGraduação em Licenciatura QuímicaMestrado em geoquímica AmbientalDoutorado em geoquímica Ambiental
Gleidson Marques PereiraMestreGraduação em Engenheiro Agrônomo.Mestrado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas
Hebe Simone Souza RipardoDoutoraGraduação em Engenharia SanitáriaEspecialização em HidrogeologiaMestrado em Geologia e Geoquímica
Hebe Morganne Campos RibeiroDoutoraGraduação em Licenciatura em QuímicaEspecialização em Geoquímica AmbientalMestrado em Geoquímica Ambiental – HidrogeoquímicaDoutorado em Eng. Elétrica.
José Antônio de Castro SilvaMestreGraduação em Engenharia MecânicaEspecialização em Engenharia de Segurança do trabalhoMestrado em Eng. Mecânica
Lucy Anne Cardoso Lobão GutierrezDoutoraGraduação em Engenharia SanitáriaEspecialização em HidrogeologiaMestrado em Engenharia CivilDoutorado em Geologia e Geoquímica
Octávio C. Dourado JúniorDoutorGraduação em Eng. CivilBacharel em direitoMestrado em Eng HidráulicaDoutorado em Desenvolvimento Sustentável
   Rodolfo Pereira Brito   Doutor Graduação em Engenharia AmbientalEspecialização em Direito Ambiental e Políticas PúblicasEspecialização em Gerenciamento AmbientalEspecialização em Plan. e Gestão do Desenvolvimento RegionalMestrado em Ciências AmbientaisDoutorado em Engenharia do Ambiente.
Samantha Nahon BittencourtDoutoraGraduação em Arquitetura e Urbanismo.Especialização em Sociologia UrbanaMestrado em Arquitetura e Urbanismo.Doutorado em Arquitetura.
Sandro Antônio José de MesquitaMestreGraduação em Engenharia florestalEspecialização em Inovação TecnológicaMestrado em Ciências Florestais

Laboratório de Hidrocarbonetos – (LABOHI): é um laboratório de pesquisa, bem como prestador de serviços de análises nas áreas de físico-química, espectrometria/ espectroscopia óptica e de cromatografia gasosa.

Laboratório de Educação Ambiental – (LEA): principal objetivo é inserir os alunos de Engenharia Ambiental na prática educacional, reforçando o papel da Universidade como multiplicadora de conhecimento de modo a fortalecer convivência social harmoniosa, ou seja, o equilíbrio da sociedade com o meio ambiente, objetivando a formação de cidadãos mais comprometidos.

Laboratório de Geoprocessamento – (LABGEO):  laboratório de suporte prático e apoio para as disciplinas: Sistemas de Informação Ambiental, Planejamento urbano e territorial, Avaliação de impacto ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Análise de riscos ambientais, Gerenciamento ambiental na indústria, Processamento de imagens e geoprocessamento, Geoestatística para engenharia ambiental.
OBS: Em função da obra nas dependências do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), funcionava no 2° andar, no entanto o prédio está passando por reformas.

Laboratório de Qualidade Ambiental: construído nos municípios de Altamira, Paragominas e Marabá,  ambos tem condições de realizarem algumas análises físicoquímicas e bacteriológicas na água e solo, utilizando as metodologias aceitas internacionalmente.

Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária: Para auxílio e suporte aos alunos.

Grade Curricular

1º Semestre

MatériaCHT
Introdução ao cálculo para engenharia60
Português instrumental40
Química geral60
Álgebra linear e geometria analítica60
Métodos computacionais para engenharia60
Introdução à engenharia ambiental e sanitária60
Sociologia e meio ambiente40

2º Semestre

MatériaCHT
Cálculo diferencial e integral I60
Ecologia aplicada à engenharia60
Expressão gráfica I60
Química experimental60
Biologia e microbiologia ambiental60
Saúde e meio ambiente60
Cartografia e topografia80

3º Semestre

MatériaCHT
Cálculo diferencial e integral II60
Física geral e experimental I60
Expressão gráfica II80
Ciências e tecnologia dos materiais60
Trabalhos técnicos e científicos em engenharia ambiental e sanitária40
Ecossistemas aquáticos60
Mecânica aplicada60

4º Semestre

MatériaCHT
Cálculo diferencial e integral III60
Fenômenos do transporte80
Física geral e experimental II60
Geologia60
Qualidade da água80
Estatística geral60

5º Semestre

MatériaCHT
Física geral e experimental III60
Cálculo numérico60
Hidráulica I80
Qualidade de solo80
Resistência dos materiais60
Gestão de resíduos sólidos60
Climatologia e meteorologia60
Optativa I*40

6º Semestre

MatériaCHT
Hidrologia60
Controle da poluição atmosférica80
Elementos de projeto estrutural60
Sistemas de abastecimento de água80
Hidráulica II60
Ecologia de ecossistemas amazônicos60
Fontes e controle de poluição mineral60

7º Semestre

MatériaCHT
Sistemas de informações ambientais60
Fundamentos da economia60
Avaliação de impactos ambientais I60
Gestão ambiental e legislação aplicada80
Tratamento de águas residuárias e industriais80
Tratamento de água60
Sistema de esgotamento sanitário40
Sistemas elétricos60

8º Semestre

MatériaCHT
Drenagem40
Instalações prediais hidro sanitárias e de combate a incêndio80
Avaliação de impactos ambientais II60
Sistemas integrados de gestão I60
Gestão e manejo de áreas de conservação60
Administração para engenharia60
Optativa II*40
Optativa III*40

9º Semestre

MatériaCHT
Energia e meio ambiente60
Análise de riscos ambientais60
Projeto de TCC I40
Planejamento ambiental territorial e urbano60
Manejo de bacias hidrográficas60
Recuperação de áreas degradadas60
Optativa IV*40

10º Semestre

MatériaCHT
Auditoria, certificação e perícia ambiental.60
Sistemas integrados de gestão II60
Higiene e segurança no trabalho60
TCC40
Planejamento e gestão de recursos hídricos60
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