Nesta terça-feira (10/02), o Mini Auditório do CCNT foi palco de reflexões fundamentais sobre o futuro do ensino superior. Dando continuidade à Semana de Planejamento e Formação Docente, o encontro teve como objetivo central discutir estratégias para garantir a permanência, a participação ativa e a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, com ou sem deficiência.
A abertura contou com as boas-vindas de Vivia de Oliveira, assessora pedagógica da Coordenadoria de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) CCNT e após, Elzelis Silva, diretora do centro, em sua fala, reforçou o compromisso da gestão com uma cultura universitária que valoriza a diversidade.
O professor Dr. Wando Dias Miranda, professor e ouvidor da Uepa, ministrou a palestra “Estratégias de inclusão e acessibilidade no ensino superior: desafios e ganhos para uma gestão mais humanizada”, abordando a eliminação de barreiras no ambiente acadêmico.
A manhã foi encerrada com a mesa-redonda “Educação inclusiva multidimensional no ensino superior”, e contou com a experiência das professoras Débora Folha, diretora da Diretoria de Inclusão e Permanência Estudantil (DINPES); Natália Assunção, assessora pedagógica do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI/CCSE); e de Izabelle Christine da Silva, pedagoga do NAI/CCBS. O evento reafirma o papel da instituição na construção de uma educação superior mais acessível e centrada no ser humano. Nesta quarta-feira, dia 11/02, a programação segue com a formação de docentes por meio de cursos específicos.
